Dia Mundial da Saúde e o momento que vivemos

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Este ano, o Dia Mundial da Saúde é destinado a alertar para o momento de pandemia que vivenciamos. Em meio à segunda onda de Covid-19, a principal mensagem para essa data é: use máscara, pratique o distanciamento social e sempre higienize as mãos. É uma forma de cuidado consigo mesmo e com o próximo, porque, apesar da vacinação, é impossível prever quando a pandemia vai acabar.

Uma data também para valorizar e agradecer a dedicação, os cuidados e a coragem dos profissionais de saúde que se dedicam todos os dias a salvar vidas nesta pandemia. Muitas vezes falta equipe, estrutura, equipamentos de proteção contra a Covid-19 e até antálgicos. Eles correm risco de infecção, não podem ver suas famílias e se frustram com o aumento de casos graves e mortes.

Hoje, no Dia Mundial da Saúde, quando o Brasil é o epicentro da covid no mundo, com mais de 4 mil mortes por dia, essa é a nossa triste realidade. Enquanto a vacina não chega para todos, o PDT/MS reforça a importância de cada um fazer a sua parte, pois só assim podemos colaborar com a saúde de todos.

Núcleo de Saúde PDT/MS – Ascom PDT

Deixe uma resposta