O movimento da comunidade de matriz africana integra o Partido Democrático Trabalhista e, como organização política do povo de axé, tem a finalidade de empunhar a bandeira de luta dos povos tradicionais de matriz africana.
Em uma Live realizada no último dia 23 com a presença presidente nacional do PDT Axé Marcelo Monteiro e toda sua diretoria, foi dada a posse a nova presidenta e sua diretoria executiva.
“Ter uma mulher à frente de uma pauta tão importante que é levantar e defender a bandeira africana me deixa muito tranquilo em saber que a nossa história e nosso futuro estão em boas mãos em Mato Grosso do Sul”, ressaltou Marcelo.
Criado para atuar em favor dos povos tradicionais de matriz africana o movimento PDT Axé tem um papel importantíssimo pelo seu pioneirismo em defender um setor da sociedade que carece de representação. Os povos de axé sofrem ataques o tempo todo, principalmente em um momento em que a democracia no país está ameaçada.
“É fundamental que o nosso povo se una. Encontrar apoio político para defender nossos direitos, nossas dores, nossos anseios foi fundamental na minha escolha pelo PDT. Como diz a chamada da nossa Campanha de filiação ao PDT AXÉ, “Não fique só” Defenda seu terreiro. É nisso que acredito. É essa nossa bandeira de luta. Juntos, nós, o povo de branco, povo de santo, podemos muito!” , declara Glória Dayane.
Diretória Executiva PDT Axé MS:
Presidente – Glória Dayane Matos Leite
Vice-Presidente – Adilson Marques Matos
Secretária Geral – Ana Carolina Oliveira Carlos
Tesoureira – Claudia Nayana Delilo de Brito
Representante da Juventude de Axé – Lucas de Souza Machado
Representante das Mulheres de Axé – Simone Lara da Silva Rodrigues
Representante do Segmento LGBT de Axé – Maisa Helena Francisco
Representante da Cultura do Povo de Axé – Swamy Moraes silva
Representante da Educação do Povo de Axé – Virgínia Aparecida Alves Lopes
Vogal – Geisa Barreto Ávila de Souza
Ascom PDT/MS