Confira a programação e some nesta luta!
A campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003. Em Mato Grosso do Sul, a Lei nº 4.784/2015, sancionada em 16 de dezembro de 2015, instituiu o dia 25 de novembro como o “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
De acordo com a presidenta do PDT MS, Kelly Costa durante 16 dias serão realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, e também para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.
Segundo as presidentas da AMT’s PDT MS e CG (Ação da Mulher Trabalhista de Campo Grande), as professoras Madalena Pereira e Rosemeire Farias, dentre as ações, será realizada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, no dia 26, às 9h, que tratará sobre as “Violências Reais e Simbólicas contra a Mulher”. A atividade será realizada em parceria com os mandatos do vereador Marcos Tabosa (PDT) e deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).
Durante os 16 dias haverão ações como lives, panfletagens e rodas de bate-papo.
Ativismo – Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.